Lapônia, é onde se tem o Sol da meia noite em pleno verão e ocupada pelos samis ou lapões. Nessa época, os brasileiros que vivem por lá teem que se desdobrarem pra dormir, alguns colocam black-out em suas janelas para deixar o ambiente escuro, outros colocam tapa olhos e o sol lá, brilhando.
Há mais ou menos 20 mil anos, o lugar era todo coberto de gelo. Com o tempo a paisagem foi se transformando dando lugar a centenas de ilhas que ficam na parte mais alta da costa sueca.
De 6 em 6 meses o Pólo Norte fica exposto ao sol deviso a inclinação da Terra fazendo com que durante o verão, não se tenha noites. A lua praticamente não existe. Fica tímida e vista meio desbotada, quase transparente. Lá a fauna mais comum são as renas, lobos, ursos, aves marítimas e terrestres . A pesca é abundante. O povo indígena conhecidos como lapões(sami), são baixos, brancos e falam o Sami, idioma da região. Eles são minoria mais ou menos 70000 pessoas, muitos são nômades e vivem em acampamentos e cuidam de criações como as renas.
Acredita-se segundo a cultura originária do norte da Europa, que é lá o habitat de Joulopukki (Pai Natal ou Papai Noel) e os duendes. Ainda, rege a lenda que Pai Noel sai da Lapônia na noite do dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, pega seu trenó puxado por renas e cheio de presentes e os distribui para a criançada do mundo que se comportaram bem durante o ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário