A cidade paulista sedia a mundialmente famosa e reconhecida como uma das maiores festas de rodeio, Festa do Peão de Barretos organizada e promovida tradicionalmente pelo Clube Os Independentes de Barretos. A festa, é alvo de duras críticas de grupos de direitos animais e proteção animal que alegam sofrimento nos métodos empregados nos rodeios - não só o de Barretos. Atrai em torno de um milhão de turistas para Barretos, possibilitando a construção de um grande parque aquático na cidade, o maior empreendimento de águas termais do estado de São Paulo.
Turismo
- Marco Histórico
Situado à Rua 8, esquina com a Avenida 13. É o marco inicial e geográfico da cidade. Ou seja, todas as distâncias são medidas a partir deste ponto. Ali surgiram as primeiras residências da Fazenda Fortaleza de Francisco Barreto, que deram origem ao município. Mural com sete metros de altura, construído com projeto e consultoria de Cesário Ceperó e Pedro Pedozzi, tem em relevo as imagens da Família Barreto, do Divino Espírito Santo, padroeiro do município,e do brasão da cidade, com o lema: "Frates Sumus Omnes" (Somos Todos Irmãos).
- Museu Municipal, Artístico e Cultural "Ruy Menezes"
Situado a Avenida 17, esquina com a Rua 16. Foi criado pelo município em abril de 1974 e recebeu como doação todo o acervo do Museu Ana Rosa, que funcionava em uma das salas do Colégio Mário Vieira Marcondes. A construção com data de 1907, já foi Prefeitura e sede do Poder Legislativo. É conhecido como o "Palácio das Águias".
- North Shopping Barretos
Shopping na zona sul com praça de eventos, 3 salas de cinema, sendo 1 sala 3D, parque infantil, boliche, 5 lojas âncora e 105 lojas com diversidade de produtos e estacionamento para 800 veículos. Foi inaugurado em 5 de dezembro de 2010. Situado a Via Conselheiro Antônio Prado, n.º 1400. Vale a pena conhecer o complexo de cinemas com decoração única e o boliche. suas lojas com projetos arrojados, além de sofás gigantes em seus corredores, ambiente aconchegante.
- Catedral do Divino Espírito Santo
Situada na Praça Francisco Barreto, s/nº (Centro da Cidade). Por serem os fundadores devotos do Divino Espírito Santo, doaram oitenta e dois alqueires de terra à igreja e construíram a primeira capela. No final do século XIX, deu-se início a construção da catedral, tendo a frente o mestre Pagani Fioravante. A obra obedece o estilo romano de linhas soberbas com colunas olímpicas e imagens de santos, bem como obras de arte pintadas em vitrais e nas paredes.
- Recinto Paulo de Lima Correia
Situado a Praça Nove de Julho. Foi inaugurado em março de 1945, servindo de palco para as grandes exposições agropecuárias e produtos derivados. É uma obra arquitetônica de beleza singular e considerada uma raridade no gênero, dado seu estilo ímpar. O recinto foi escolhido pelo Clube Os Independentes para ser o palco da Festa do Peão desde 1956 até 1984, sendo então o berço do Rodeio Brasileiro.
- Praça da Primavera
Situado à Rua 18 com as avenidas 33 e 35.Com um bonito projeto paisagístico, esta praça é considerada a mais bela da cidade por exibir um clima de tranquilidade. Tem coreto, passagem de córrego com pontes e fonte luminosa.
- Estação ferroviária de cultura
A antiga estação ferroviária, construída no início do século XIX, foi desativada devido a retirada dos trilhos de dentro da cidade, ficou um tempo desativada, e depois foi totalmente reformada, agora é polo cultural sediando vários eventos populares durante o ano, vale lembrar que um pedaço do trilhos ainda está lá preservando a história da linha de ferro que trouxe desenvolvimento muito tempo atrás... anexo a estação, no antigo leito ferroviário, está em construção o "Passeio da tradição", que conta a história da cidade que se mistura com a chegada do frigorifico (o primeiro da América Latina) devido a linha férrea.
- Região dos Lagos
Situado à Avenida Centenário da Abolição s/nº. Conjunto de quatro lagos ornamentais, abastecidos pelo Córrego do Aleixo, contando com ciclovias e amplas calçadas para a prática de atividades esportivas. Possui fonte luminosa que funciona a noite.
- Calçadão
Situado à Praça Francisco Barretos, s/n.º. Espaço no centro da cidade para circulação exclusiva de pedestres, com planejamento paisagístico, infra-estrutura de bancos telefones públicos, bancas de revistas e quiosques. Centro da cidade.
- UNIFEB – Fundação Educacional de Barretos
Situado à Avenida Professor Roberto Frade Monte, n.º 389. Telefone: 3322 6411. Faculdade com 14 opções de cursos superiores, mais cursos de nível técnico e um Centro de Pós-Graduação. O campus oferece laboratórios básicos e específicos, clínicas odontológicas, centro de informática, biblioteca, cantina e teatro com capacidade para 700 espectadores.
- Cidade de Maria.
Situada na Vicinal Nadir Kenan, km 11. Foi inaugurada em 1981. Local erigido para abrigar congregações católicas e formar religiosos.
- Rancho Nossa Senhora de Guadalupe.
Sito à vicinal Pedro Vicentini. Propriedade privada, construída no mais fiel estilo texano, para a criação de cavalo Quarto de Milha. Conta com administração, baias, capela e residência.
- Parque do Peão de Boiadeiro de Barretos
Sito à Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 428. Inaugurado em 1985, o Parque do Peão de Barretos é uma área de aproximadamente cinquenta alqueires destinados a realização da Festa do Peão de Barretos, na segunda quinzena de Agosto. O parque conta com uma área para Feira Comercial, estacionamento para 10 mil veículos, Berrantão, Rancho do Peãozinho, Área de Camping, Rancho da Queima do Alho, Fazendinha, Hípica e o magnífico Estádio polivalente de Rodeio, projetado por Oscar Niemeyer, com capacidade para trinta e cinco mil pessoas sentadas.
- Memorial do Peão de Boiadeiro.
Localizado dentro do Parque do Peão, o Memorial conta a história da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e de seu fundador, o Clube Os Independentes. Inaugurado em agosto de 2005, o memorial tem o formato que lembra uma lona de circo, homenageando a lona sob a qual aconteceu a primeira Festa do Peão, em 1956.
Nenhum comentário:
Postar um comentário