quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Itália - tradição cultural de encher os olhos




A capital da Itália, Roma, é conhecida por sua história, arquitetura e tradição cultural. Dotada  de praças, museus, fontes, igrejas e monumentos de uma cultura milenar que são de encher os olhos.

Conheça os 5 passeios que você não pode deixar de visitar nessa incrível cidade:


- Coliseu:



Maior atração turística de Roma, o Coliseu possui uma construção elíptico-ovalada, com 48 metros de altura e 190 metros de extensão. 




- Fontana de Trevi



Maior fonte de estilo barroco da cidade, a Fontana de Trevi foi idealizada por Nicole Salvi e construída em 1735. Cenário de belas histórias do cinema, como a “Fonte dos Desejos”, possui uma bela estátua de Netuno, deus romano dos mares e das águas, além de um aqueduto de grande importância simbólica. Segundo a tradição, quem jogar uma moeda na fonte, voltará a visitar a cidade.



- Vaticano



Cidade-estado desde 1929, o Vaticano é um dos países mais ricos do mundo, abrigando obras de ilustres artistas, como Leonardo da Vinci, Caravaggio, Rafael e Tiziano. 



No local estão a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, divididos em Museu Pio Clementino (o mais antigo deles), Museu Etrusco, Egípcio, Profano Lateranense ou Museu da História. 



- Pantheon



Templo de todas as divindades, o Pantheon foi construído em 26 a.C e é um dos belos cartões-postais romanos. Assim como os demais passeios da Itália, este também mantém uma tradição histórica, sendo primeiro dedicado aos deuses romanos do panteão, de onde se originou o nome do templo, sendo posteriormente utilizado como local sagrado dos cristãos. Famoso por sua cúpula, o Pantheon é uma das mais belas obras do Império Romano.


- Piazza di Spagna



A mais famosa praça romana tem suas origens no século XVI, quando foi construída a Igreja de Santa Trinità dei Monti, em 1502. Um século após, a Escadaria de Trinità dei Monti, com 135 degraus e decorada com muitos terraços-jardins, teve suas obras concluídas, formando mais um dos componentes do belo conjunto arquitetônica do local.  O nome da praça vem do fato de a região ter pertencido à embaixada espanhola no século XVII. O local também abriga a não menos bela Fontana della Barcaccia, em formato de um barco meio submerso, cujo projeto foi idealizado por Pietro Bernini.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Laguna - Santa Catarina


Cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, localizada 124Km ao sul da capital Florianópolis, Laguna ocupa hoje uma área de 353 Km2, onde abriga uma população estimada em 70 mil habitantes. Quase dois séculos antes de ser fundada por bandeirantes vicentistas, Laguna serviu de referência ao acordo entre Portugal e Espanha, conhecido historicamente como Tratado de Tordesilhas. A cidade preservou-se até hoje com importantes marcas da sua história, refletidas em seu traçado urbano, situação geográfica e casarios que espelham seus diversos momentos vividos. No centro da cidade, construções históricas e museus relembram a história de amor entre Giuseppe e Anita Garibaldi, que lutaram para criar uma república separada do Brasil. 







PONTOS TURÍSTICOS

Museu Anita Garibaldi: Prédio histórico construído em 1747 com a denominação de Paço do Conselho. Neste lugar foi proclamada a República Juliana em 1839.

Fonte da Carioca: Também chamada de
Fonte dos Namorados, foi construída por escravos em 1863. Diz o ditado popular que "Quem bebe desta água sempre retorna a Laguna e seus amores". 
Casa Pinto D'Ulisséa: É uma réplica de uma quinta portuguesa, totalmente revestida com azulejos importados de Portugal. Uma casa de muito luxo para a época, 1866.

Casa de Anita: Restaurada na década de 70 e transformada em relicário histórico. Ali Anita vestiu-se para casar a primeira vez. Contém uma urna com terra da sepultura de Anita Garibaldi, do cemitério de Ravena, Itália.

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos: Substituiu a capela de pau-a-pique construída pelo fundador Francisco de Brito Peixoto em 1696, que está enterrado sob o altar-mor. A imagem de Santo Antônio dos Anjos foi esculpida na Bahia em cedro enviado de Laguna. A pia batismal é feita de um só bloco de pedra gnaisse. A Imaculada Conceição "La Madonna" do pintor catarinense Victor Meirelles, executada em Roma em 1856, repousa no interior da igreja.

Marco de Tordesilhas: A 7 de Junho de 1494, foi assinado entre Portugal e Espanha o Tratado de Tordesilhas, que fixava uma linha divisória a 370 léguas a oeste de Cabo Verde, passando ao norte no Pará e ao sul em Laguna.

Estátua N.S. da Glória: Do alto do Morro da Glória, tenha uma vista panorâmica das praias e da cidade.

Molhes da Barra: Quebra-mar com 1Km de extensão, permitindo a entrada de automóveis. Dos molhes pode-se apreciar a pesca da tainha com o auxílio dos botos.

Farol de Santa Marta: Considerado o maior das Américas, é o 3o do mundo em alcance, distante 17Km do centro da cidade.

DICAS
O carnaval de Laguna é conhecido como o mellhor do sul do país. Começou com o famoso "Zé Pereira", que constava de um bumbo, uma caixa e um par de pratos. Logo após, fundaram-se as sociedades carnavalescas como Tenentes do Diabo, Guaranis, e outros. A partir daí, Laguna teve sua época de ouro no Carnaval, com desfiles de carros de mutação e alegóricos, paradas militares, etc.

Hoje o carnaval de Laguna além dos desfiles, conta com shows de trios elétricos baianos na Praia do Mar Grosso, onde se reúne a maior concentração de pessoas. O público do último carnaval foi de aproximadamente 100.000 pessoas.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pico da Bandeira


O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais. A carta topográfica do IBGE para a região, publicada em 1977, mostra o cume propriamente dito inteiramente dentro do Espírito Santo, a poucos metros da divisa mineira, e alguns serviços de imagens de satélite, como o Google Maps, também o fazem. Entretanto, o Anuário Estatístico do Brasil, também do IBGE, lista o Pico da Bandeira como o ponto culminante de ambos os Estados, sendo esta a posição oficial do órgão. Ainda segundo o mesmo Anuário, as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste.

Topônimo

 Possui esse nome porque, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império, pois na época era tido como status por ser o ponto mais alto e imponente do Brasil.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tóquio - Japão


O turismo é uma das principais fontes de renda de Tóquio. Milhões de turistas, boa parte deles estrangeiros, visitam Tóquio anualmente.  A cidade também sedia alguns grandes eventos anuais, como a parada dos bombeiros de Tóquio, em 6 de janeiro, ou o Festival de Sanja, na terceira semana de maio.
Por ser um dos principais pontos históricos e culturais do Japão, a prefeitura de Tóquio recebe mais da metade dos turistas internacionais que chegam ao país, (cerca de 58,3 %). 

Lugares interessantes pra se conhecer em Tóquio: confira:

  • A Torre de Tóquio: uma torre de 333 metros de altura, localizada ao sul do Palácio Imperial.
  • O Palácio Imperial do Japão: a residência oficial do imperador do Japão. Porém, está aberta ao público apenas duas vezes ao ano, todo 2 de janeiro e no dia do aniversário do imperador. Nesses dias, atrai milhares de japoneses.
  • Os vários templos budistas de Tóquio atraem milhões de turistas e religiosos todo ano. Os templos mais famosos são o Templo Meiji em Yoyogi e o templo Sensoji em Asakusa.
  • Os belos jardins e parques de Tóquio atraem muitas pessoas. Um dos parques mais populares de Tóquio é o Parque Ueno, famoso pelas suas raras espécies de flores. O Parque Yoyogi também atrai muitos visitantes.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cristo Redentor



Escultura 

O Cristo Redentor é um monumento, uma estátua de alvenaria onde se retrata a imagem de Jesus Cristo, localizado no bairro do Santa Teresa no Rio de Janeiro capital, no Brasil. Ela está bem no  topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar.  
O monumento é bastante visitado por turistas de todo o mundo!

Vale á pena conferir!



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

As maiores festas juninas dos Estados


O Dia de São João é comemorado todos os anos no dia 24 de junho. Embora seja uma data lembrada em todo o país, o Nordeste se destaca com as melhores Festas Juninas, homenageando não apenas São João, mas todos os santos de junho, como Santo Antônio e São Pedro.
O nome Festa Junina deriva do nome daquele que batizou Jesus Cristo, e o que antes era Festa Joanina, passou a receber o nome que conhecemos hoje. Em alguns lugares do país, há ainda a derivação Festa de São João, mesmo para celebrações que duram todo o mês.

A seguir as melhores festas juninas brasileiras :

Bahia


A Bahia é provavelmente um dos estados onde há mais festas grandiosas de São João espalhadas pelas cidades do interior. Com um número de 23 cidades, podemos citar Camaçari, Ilhéus, Castro Alves, Maragogipe, Cachoeira, Piritiba e Amargosa.

Salvador não fica atrás e também promove grandes comemorações, principalmente no final de junho, em espaços no Terreiro de Jesus e outras praças.

São João
Apresentação de quadrilha no Pelourinho, em Salvador

Entre as atrações, estão concursos de quadrilhas, shows de forró e uma rica gastronomia baiana e junina, entre os quais não pode faltar o bom e velho quentão, que na Bahia é acompanhado do Cravinho, feito com cravo e cachaça.

Caruaru – Pernambuco


Caruaru destaca-se no Nordeste como uma das festas juninas mais tradicionais, disputando com Campina Grande o posto de melhor e maior São João do país.
A 130 km de Recife, durante o São João a cidade apresenta diversos elementos da cultura regional, como os mamulengos, a literatura de cordel, as quadrilhas e as bandas de pífanos.
O ritmo que embala a maior parte das comemorações é o forró, quase obrigatório na festa que já recebeu figuras ilustres como Dominguinhos.

São João
Caruaru traz todos os anos um público próximo a 2 milhões de pessoas para celebrar a Festa de São João

O local dos festejos compreende uma área dividida em cinco espaços principais, montada e decorada especialmente para os festejos juninos, e estima-se que todo o ano cerca de 2 milhões de pessoas visitem o local, para se divertir ao som do forró e participar das brincadeiras que ocorrem nas barracas do evento.
Destaque para as competições de receitas típicas e atrações como a maior pamonha e o maior pé-de-moleque, ingredientes que não podem faltar em uma boa festa junina.

Campina Grande – Paraíba


A Paraíba é detentora do maior São João do mundo, que ocorre na cidade de Campina Grande. E para receber uma festa desse porte, o espaço reservado possui em torno de 40 mil metros quadrados, número que reflete a grandeza do São João de Campina Grande.
As festas na cidade costumam durar o mês de junho todo, contando com shows de forró e de artistas conhecidos no país todo, como Genival Lacerda e Zezé di Camargo e Luciano.

Festa de São João Campina Grande
O São João de Campina Grande é o maior do mundo

Com um público que gira em torno de 2 mil pessoas, o São João conta ainda com apresentações de quadrilhas, literatura de cordel e costumes e culinária regional.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Praia da Boracéia - Bertioga - SP







Bertioga fica muito próximo a São Paulo, faz divísa ao sul com o Guarujá e ao norte divide a praia da Boracéia com São Sebastião. Divisa com o município de Bertioga ao sul cortada pelo Rio Guaratuba . Praia, de areia batida e escura com aproximadamente 9 Km de extensão, é margeada pela Rodovia Rio-Santos. Possui boa estrutura turística, conta com pequeno comércio, restaurantes, banco 24 horas, hospedagem e camping. A praia de Boracéia é boa para a prática de esportes de areia como futebol, volei e frescobol. Existe uma reserva Indígena as margens do Rio Silveiras habitada por índios Guaranis.

Não é permitida a entrada na aldeia sem autorização da Funai. Mas pode-se ver os Índios vendendo artesanato na estrada. Em julho anualmente ocorre a tradicional festa da Tainha, onde é realizada a pesca do arrastão. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Centro Histórico de Salvador



A cidade foi fundada em 1549 por Tomé de Sousa para ser a sede do governo português no Brasil. Sua construção se deu inicialmente em cima de uma escarpa, de forma que ficasse protegida de ataques inimigos, e o primeiro traçado das ruas da cidade é creditado ao arquiteto português Luís Dias. Depois, a cidade se expandiu em direção ao mar, ocupando uma estreita faixa costeira. Nascia aí a divisão de Salvador em cidades Baixa e Alta. A ligação entre essas duas cidades sempre foi complicada. Com o tempo, foram abertas ladeiras e caminhos, construídos guindastes e, em 1872, construído um dos principais cartões-postais da cidade, o Elevador Lacerda, hoje totalmente integrado à paisagem e ao cotidiano do povo soteropolitano. 
A fase monumental de Salvador, nas palavras do historiador da Arte estadunidense Robert Chester Smith, se inicia em meados do século XVII, com a transição do estilo arquitetônico renascentista para o barroco. As principais igrejas, solares e monumentos são construídos nesse período, entre eles a a Igreja do Carmo, a Igreja e Convento de Santa Teresa, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Casa de Câmara e Cadeia, o Palácio do Governador, o Terreiro de Jesus e a série de sobrados e construções do Pelourinho, entre outros.


domingo, 5 de janeiro de 2014

Rio de Janeiro - RJ






O Rio de Janeiro, impressiona por ser uma grande metrópole e mesmo assim continuar limpa e com praias belíssimas com ótima estrutura turística e diversas praias quase desertas e muito preservadas. No Carnaval o Rio recebe muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Tem muitas opções de lazer, passeios a museus, fortes, igrejas praias desertas e diversos outros como o Cristo Redentor, o Corcovado, Morro da Urca e Pão de Açúcar. Para os adeptos do esporte existem diversas quadras, pistas de cooper, pistas de skate, sem contar os esportes náuticos como o surf o windsurf e o bodyboarding.
Cristo Redentor - Com 30m de altura mais 8m que são da base do monumento onde há uma capela com capacidade para 150 pessoas no alto do Morro do Corcovado. É um dos principais pontos turísticos do Rio, a 710 metros de altura, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade. 
Forte de Copacabana - Forte de Copacabana - Em 1922, foi palco do episódio militar conhecido como Os 18 do Forte, em que um grupo de militares se rebelou, sem sucesso, contra as tropas leais a Epitácio Pessoa. Hoje o lugar sedia o Museu Histórico do Exército.

Maracanã - O maior estádio de futebol do mundo, com capacidade para 200.000 espectadores. É realmente um passeio imperdível.Ilha Fiscal
Gracioso palácio que foi destinado para quartel da guarda de fiscalização do porto foi Inaugurado em 1889 e faz parte do turismo histórico do Rio. 









Ilha do Mel - Paraná

Ilha do Mel




A Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná. A ilha do Mel é um ponto turístico de muita importancia no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado . Para proteger esse santuário natural, a maior parte dos 2.700ha da Ilha foram transformados em reserva ecológica. Um fato curioso é que a ilha pode ser dividida em duas. A parte maior, aproximadamente três quartos do total, é plana, com vegetação de mangue, sem praia e é habitada somente na localidade denominada Fortaleza. A parte menor tem um lado voltado para o Oceano Atlântico, com praias de ondas fortes e cercadas por costões rochosos. Do outro lado, protegida das ondas, é onde encontramos abrigo para os barcos e maior concentração de pessoas e por sua vez bares, pousadas e restaurantes.


Gruta das Encantadas



Na ilha não existem carros e a caminhada é o meio de locomoção mais usada. Uma trilha que vai da Praia da Encantada até Nova Brasília pela parte oceânica é obrigatória. São menos de 6 km de trilhas já definidas passando pelo Farol Pequeno, pela gruta, Praia de Fora, do Miguel, Grande, Farol das Conchas até Nova Brasília. Pelo trajeto é possível encontrar água que desce das nascentes. Não é aconselhável fazer o trajeto Nova Brasília té Encantadas pela parte interna a pé, já que o itinerário é composto por mangues e rochas submersas. A ilha é bastante freqüentada por surfistas, já que a parte oceânica proporciona boas ondas.



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Cataratas do Iguaçu






Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu é um conjunto com 275 quedas de água no Rio Iguaçu. Está entre o Parque Nacional do Iguaçu no estado do Paraná. São formadas por um turbilhão de águas que se lançam pelas elevadas escarpas de besalto, criando um espetáulo inigualável. O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a 8.500 m3/s nas cheias.O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.