terça-feira, 11 de março de 2014

Curitiba - Paraná



Curitiba
A capital do Estado do Paraná nasceu em 1694. A maior parte de sua população descende de imigrantes italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses. Reconhecida nacional e internacionalmente por soluções urbanas inovadoras, a cidade tem o mais eficiente sistema de transporte coletivo do país e ostenta o índice de 52 metros quadrados de área verde por habitante, o que a faz ser considerada a Capital Ecológica do Brasil. 







Pontos Turísticos:


Ópera de arame

Destinado a apresentações artísticas e culturais, foi edificado em ferro tubular e resvestida em tela armada. Sua estrutura é semelhante à Ópera de Paris. São 4000m2 construída em 3 níveis, que abrigam 1800 lugares na platéia e 46 camarotes com capacidade total de 600 expectadores. Toda Ópera é cercada por um lago, além de existir uma cascata originária de uma nascente local. Faz parte do Parque das Pedreiras, juntamente com o espaço cultural da pedreira Paulo Leminski.







Jardim Botânico

Marca registrada de Curitiba, inaugurada em 1991. Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores logo na entrada. A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d'água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé. O museu botânico, dirigido por Gert Hatshbach, atrai pesquisadores de todo mundo. tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Abriga um espaço destinado à exposição do artista polonês erradicado na Bahia, Franz Krajcberg, que utiliza em seus trabalhos árvores destruídas pela ação do homem.




Passeio Público


Primeiro parque público de Curitiba, inaugurado pelo presidente da província do Paraná. Foi a primeira grande obra de saneamento da cidade, transformando um charco num espaço de lazer, com lagos, ponte e ilhas em meio ao verde. Zoológico pioneiro em Curitba, abriga até hoje pequenos animais. Seu portão é cópia do que existiu no cemitério de cães de Paris.




Rua das Flores

A principal rua da cidade foi tranformada no primeiro calçadão do país, em 1972. Com diversas opções de comércio, bares, lanchonetes e confeitarias. Junto ao bonde estacionado no calçadão são desenvolvidas atividades de recreação infantil, artísticas e culturais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário