terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - Mata Atlântica

PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira)
Rios e cachoeiras, árvores imensas, flores, cavernas, bichos, pássaros, bóia-cross, rapel, energia total e até discos voadores.

Essas são as principais atrações do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) que qualquer visitante poderá experimentar(discos voadores são um pouco mais difíceis para se ver, mas muitos afirmam que eles aparecem bastante por lá).

 O parque possui a maior aglomeração de cavernas na América Latina. Catalogadas e conhecidas, são mais de 280.

A luz natural vai ficando cada vez menor. É com a ajuda de lanternas e lampiões a carbureto que o visitante vai explorando o ambiente subterrâneo destas formações. Penetrando nas rochas calcárias, a água vai abrindo galerias e salões e formando bizarras esculturas: os espeleotemas, como as estalactites e as estalagmites. 

Fora das cavernas, durante todo o caminho ou nas paradas para descanso, o Rio Bethary e seus afluentes mostram toda a força das águas que acabam formando piscinas, corredeiras e cachoeiras.









Desça o rio praticando bóia-cross no Rio Bethari. O equipamento você pode alugar bem perto do próprio Petar.

A cobertura vegetal é de domínio da Mata Atlântica, predominantemente floresta densa, mas com presença, nas áreas acima de 800 m, de floresta de planalto e floresta mista de pinhais.

Geologicamente, devido à presença das rochas calcárias, o Petar está inserido numa das maiores províncias espeleológicas do país, abrigando mais de 280 cavernas cadastradas, representando um importante sítio de preservação do patrimônio espeleológico nacional, tanto do ponto de vista geológico (espeleotemas), como biológico (bioespeleologia).


Os solos do Petar são característicos de Mata Atlântica, ou seja, solos ácidos e de baixa fertilidade, agravados pela alta declividade, gerando solos de pouca profundidade, destinados à conservação e preservação da fauna e flora silvestres. Esta situação é amenizada pela presença natural do calcário, representando algumas manchas pontuais de maior fertilidade em áreas mais planas.





O Petar abriga também vários sítios arqueológicos datados entre 3.000-10.000 anos atrás, que apresentam vestígios de ancestrais de tradição caçadora e coletora.

Com suas cachoeiras, rios, cavernas, fauna, flora exuberante, montanhas, vales, comunidades tradicionais descendentes de índios e muitos outros atrativos, o "PETAR" é uma das últimas áreas preservadas do estado. A conservação, estudo e divulgação destes patrimônios naturais e culturais são a causa de sua existência.








O Parque


O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR - é uma unidade de conservação que foi criada em 1958. O parque localiza-se na região do Alto Ribeira, sul do Estado de São Paulo, a aproximadamente 320 km da capital, no Vale do Ribeira, que é considerado o segundo contínuo ecológico mais bem preservado do Mata Atlântica do estado.

O PETAR possui uma área delimitada de quase 36.000 ha, localizada no sul / sudeste do estado de São Paulo, nos municípios de Iporanga e Apiaí. Compreendendo as encostas da serra de Paranapiacaba, entre as coordenadas 24º 20’ - 24º 37’ S e 48º 24’ - 48º 43’ W, situa-se na bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape, região conhecida como Vale do Ribeira, especificamente na porção designada de Alto Ribeira.











Nenhum comentário:

Postar um comentário